Browsing articles from "January, 2007"

Microsoft terá programa de apoio a escolas em São Paulo – Site BBC

Jan 31, 2007   //   by admin   //   Imprensa  //  No Comments

A Microsoft vai iniciar um projeto de ajuda a escolas do mundo todo, incluindo no Brasil, segundo anúncio do fundador da companhia, Bill Gates, feito nesta quarta-feira na Escócia.

A iniciativa – chamada Escolas Inovadoras – vai fornecer apoio para escolas no mundo todo melhorarem seus currículos.

A Microsoft vai patrocinar o programa fornecendo tecnologia, treinamento para professores e funcionários e planejamento, visando até uma mudança do currículo das escolas envolvidas no programa.

As escolas escolhidas vão trabalhar em conjunto com a Microsoft e a Universidade de Stanford nos próximos dois anos para desenvolver e incorporar soluções tecnológicas que permitam melhorar a desempenho de estudantes nas salas de aula.

Escolas

As escolas brasileiras que serão beneficiadas ficam todas no Estado de São Paulo.

O Instituto Lumiar, da capital paulista, foi beneficiado por, segundo a assessoria da Microsoft no Brasil, já ter uma metodologia diferenciada e uma “visão realmente inovadora de currículo”.

Entre os alunos da instituição privada sem fins lucrativos, 25% são bolsistas e outros pagam uma mensalidade simbólica.

Além de funcionar no Instituto Lumiar, o Programa Escolas Inovadoras também funcionará na Escola Municipal Lageado, em Santo Antonio do Pinhal.

Estão previstas reformas e adaptações nas duas escolas, além da construção de uma unidade na cidade de Campos do Jordão ainda em 2007.

Extensão

O programa foi lançado em Edimburgo, na Escócia, durante o Fórum Europeu de Líderes e Governos.

Entre os países participantes, além do Brasil, estão Chile, México, Irlanda, Finlândia, Suécia, Hong Kong, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha, França e Catar.

O Programa Escolas Inovadoras é uma extensão de outra iniciativa, a Parceiros na Aprendizagem, criada em 2003, e que visa apoiar a melhoria da educação da escola pública brasileira.

O novo programa visa cuidar da necessidade de inovação dentro da sala de aula, principalmente, no que diz respeito ao currículo escolar e integração da tecnologia para aperfeiçoar o aprendizado.

“Temos muitos países diferentes (…), todos afirmando que querem investir (no programa) e nós vamos colocar nossos melhores especialistas em tecnologia nestes projetos e tentar, de verdade, fazer algo diferente, novas coisas que usam estes avanços tecnológicos”, disse Gates durante o fórum.

Gates afirmou que as escolas correm o risco de ficarem para trás se não continuarem relevantes nas vidas de alunos que, quando chegam em casa usam “X-Box live, falam e jogam com os amigos, estão editando filmes de alta definição”.

“Então, se tudo o que fazemos com eles é levá-los de volta para a sala de aula onde há um quadro negro, aquele professor terá dificuldades para se equiparar ao nível de drama e riqueza que eles (alunos) estão conseguindo no mundo digital.”

“Mas o professor é fundamental. Não estou, de forma alguma, tirando a importância do papel que o professor tem. Temos que dar apoio a eles, particularmente, aos professores que adotam estas novas capacidades”, afirmou Gates.

Fonte: Site BBC