Escola brasileira é escolhida como uma das mais inovadoras do mundo – Site Microsoft

Oct 17, 2010   //   by admin   //   Imprensa  //  No Comments

Ensino democrático e currículo que reflete a essência dos Parâmetros Curriculares Brasileiros (PCNs), construído pelo aluno baseado em seus interesses, nas suas competências e habilidades. Foi devido a este conjunto de características que a Escola Lumiar localizada em São Paulo e com uma unidade na escola municipal Lajeado, em Santo Antonio do Pinhal (SP), foi validada por especialistas em educação da Microsoft como uma das 12 mais inovadoras do mundo.

O anúncio foi feito em 31 de janeiro de 2007 por Bill Gates, fundador da Microsoft, durante o Fórum Europeu de Líderes e Governos, realizado em Edimburgo, na Escócia. O evento lançou o Programa Escolas Inovadoras, que tem como objetivo criar modelos de aprendizado para a educação básica, ensino fundamental e médio.

A idéia principal do projeto é criar uma nova escola para o século XXI, que compartilhe do das propostas sociais da Microsoft: prover capital humano, propriedade intelectual experiência tecnológica e conhecimento para que as pessoas exercitem a cidadania, trabalhem e entendam a economia global.

“A educação é a chave para o desenvolvimento econômico e para a competitividade dos países”, afirmou Bill Gates. “É a chave para o fomento das condições econômicas e sociais necessárias para os empresários terem sucesso, para os trabalhadores prosperarem na economia do conhecimento e para todos realizarem seu potencial pleno. A Microsoft está empenhada em ajudar a fortalecer a educação trabalhando em parceria com educadores e alunos de todo o mundo”, completou.

Apoio ao desenvolvimento

A Microsoft vai patrocinar o programa fornecendo tecnologia, programa de formação para educadores e equipe administrativa, planejamento, visando o uso da tecnologia como forma de apoio a uma pedagogia inovadora

As escolas escolhidas vão trabalhar em conjunto com a Microsoft e a Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) nos próximos dois anos para desenvolver e incorporar soluções tecnológicas que permitam melhorar a desempenho de estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Os demais 11 países com escolas que irão participar deste trabalho são Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Finlândia, Suécia, Catar, Canadá, México, Chile e Hong Kong.

No Brasil, a escola Lumiar, mantida pela Fundação Semco, se destacou por oferecer um sistema de gestão curricular chamado de Mosaico, que estimula o aprendizado por meio das escolhas e interesses pessoais dos estudantes. (leia mais na matéria Escola Lumiar: inovação e autonomia)

“A escola Lumiar é o protótipo que pode se tornar o modelo de escola inovadora, gerando pesquisa e exemplo de educação de melhor qualidade, envolvendo estudantes e a comunidade na qual está inserida”, afirma Ana Teresa Ralston, gerente de programas educacionais da Microsoft Brasil.

Fonte: Site Microsoft

Leave a comment