Projeto DNA Brasil

O Instituto DNA Brasil teve como missão repensar o país estrategicamente, de forma sistemática e interdisciplinar. Para isso, reuniu especialistas de diversas áreas, como antropólogos, artistas, biólogos, economistas, empresários, estudantes, físicos, geógrafos, líderes comunitários, matemáticos, médicos e religiosos. A intenção dos eventos não é discutir questões conjunturais, mas sim as estruturais, buscando aprofundar os assuntos e dar visibilidade a eles.

O DNA Brasil foi pensado para ser um “think tank”, reunir boas cabeças e pensar o Brasil estratégica e interdisciplinariamente. O instituto não discute questões conjunturais, apenas estruturais. Para isso, fazemos reuniões das quais se extrai o que chamamos de inteligência coletiva. Isso resultou em alguns produtos, como livros, cartilha e DVD –, além de papers e unidades de reflexão, que aprofundaram os assuntos levantados nos encontros anuais.

O índice DNA Brasil foi criado em Campos do Jordão a partir de uma visão de como o Brasil deve estar daqui a 25 anos, segundo 24 indicadores de sete áreas: bem-estar econômico, competitividade econômica, condições socioambientais, realidades da educação e da saúde, coesão social e proteção social básica. Todo ano mediremos como o país estará em relação a isso.